Canções PANETI


1.⁠ ⁠que é a iniciativa Canções PANETI

O Projecto “Canções PANETI”, visa apoiar a revitalização da canção infantil com um novo conceito, isto é, para além da regravação dos grandes sucessos, promoção de valores de pertença nacional, educação, direitos da criança e lazer, vamos introduzir o tema da “Erradicação do Trabalho Infantil”.
Com o presente exércicio pretendemos “dar voz a criança”, dando a possibilidade de participação de crianças em acções de prevenção e erradicação do trabalho infantil.

2.⁠ ⁠Fale-nos como o Secretariado executou as diferentes fases no âmbito do projecto

Primeira Fase:
Estruturação do projecto, produção das letras das canções inéditas e eleição/negociação de direitos das versões: No ano de 2021 foi apresentada a iniciativa e a 4 de maio de 2023 o Jornalista Joaquim de Freitas criou um grupo de trabalho com a finalidade da elaboração das letras

Segunda Fase:
Realização dos Castings em 5 municípios de Luanda. A canção infantil volta a ser prioridade.

22/09: Dream Space – Viana
22/09: Aplausos – Sequele (Cacuaco)
28/09: Marco Histórico
29/09: Kilamba
12/10: Cefojor
Está iniciativa, denominada ‘Canções PANETI – Verso e Voz, Verbo Harmonia’, representa um importante esforço para fortalecer a expressão artística das crianças e promover a cultura musical nacional e está inserido no Plano de Acção Nacional Para a Erradicação do Trabalho Infantil que pretende “Dar Voz a Criança”; as vozes vencedoras estarão em destaque, cantando o futuro promissor da infância angolana e com a possibilidade de estarem no CD duplo e vídeos clipes das “Canções PANETI”.

Terceira Fase:
Gravação das Canções

Quarta Fase:
Lançamento do CD “Canções PANETI”
•⁠ ⁠Data: 12 de Junho de 2025
•⁠ ⁠Horário: 16h00 às 18h00
•⁠ ⁠Local: Memorial António Agostinho Neto

Quinta Fase:
Apoio a uma iniciativa social

Ensaio para o Lançamento do CD:
•⁠ ⁠Data: 7 de Junho de 2025
•⁠ ⁠Local: Centro Recreativo Kilamba
•⁠ ⁠Nota: Faremos alinhamento com todas as famílias será feito antecipadamente.

Ensaio para o Show “Canções PANETI”:
•⁠ ⁠Período: De 23 de Junho a 5 de Julho de 2025
•⁠ ⁠Local: Campo de Jogos Manuel Berenguel da RNA – Maianga
•⁠ ⁠Nota: Cada família receberá seu calendário específico.

Show “Canções PANETI”
•⁠ ⁠Data: 6 de Julho de 2025
•⁠ ⁠Local: CCB

3.⁠ ⁠Porque razão o PANETI elegeu a música como estratégia para a sensibilização da sociedade angolana

O trabalho infantil é um problema mundial, que gera diversas consequências negativas para a saúde das crianças e adolescentes envolvidos, além de influenciar negativamente no desempenho escolar, no tempo disponível para o lazer e para o convívio social;
•⁠ ⁠Em 2019, a ONU declarou 2021 como o “Ano Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil”, alinhado à Agenda 2030;
•⁠ ⁠Angola ratificou as Convenções n.º 138 e 182 da OIT, nomeadamente, “sobre a   idade mínima para admissão ao emprego” e “sobre a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças-soldados até 2025”;
•⁠ ⁠Em 2021 foi criado o Plano de Acção Nacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (PANETI) pelo Decreto Presidencial n.º 239/21, de 29 de setembro;
•⁠ ⁠Em 2021 foi igualmente criada Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil pelo Despacho Presidencial n.º 168/21, de 14 de Outubro;
•⁠ ⁠Segundo a linha SOS Criança do INAC: Dados de 2023 dizem que cerca de 4 320 crianças foram alvo de exploração de trabalho infantil;
•⁠ ⁠Segundo a linha SOS Criança do INAC: Dados de 2024 dizem que cerca de 7 108 crianças foram alvo de exploração de trabalho infantil (Bié com 1 623, Cuanza Sul com 987, Luanda com 976, Huambo com 836 e Benguela com 605 casos) são as províncias que mais preocupam.

Objectivos do PANETI

•⁠ ⁠Visão: Eliminar o trabalho infantil em Angola.
•⁠ ⁠Missão: Criar estratégias e políticas para prevenir e erradicar o trabalho infantil.
•⁠ ⁠Objectivo Geral: Aplicar medidas integradas e eficazes para erradicar o trabalho infantil até 2025.

4.⁠ ⁠Em que Pilar está enquadrada a iniciativa Canções PANETI

Nos pilares 5 e 6, no entanto, gostaria de desconstruir os pilares:
Sete Pilares do PANETI que desmaterializam em 13 Objectivos Específicos:
Sobre os Pilares

  1. 1.⁠ ⁠Desenvolvimento harmonioso da criança.
    2.⁠ ⁠Prevenção e erradicação do trabalho infantil via assistência social.
    3.⁠ ⁠Educação.
    4.⁠ ⁠Defesa, responsabilização e fiscalização.
    5.⁠ ⁠Dar voz às crianças.
    6.⁠ ⁠Comunicação.
    7.⁠ ⁠Monitoramento e avaliação.

Gostaríamos igualmente de descrever as restantes iniciativas de comunicação e que complementam as canções PANETI

Iniciativas PANETI

  • •⁠ ⁠Marca PANETI – Representa a protecção e coesão familiar, educação e lazer infantil.
    •⁠ ⁠Acções formativas – Capacitação de agentes para prevenção e combate ao trabalho infantil.
    •⁠ ⁠Cartilhas PANETI – Material educativo e de sensibilização sobre trabalho infantil;
    •⁠ ⁠Concursos PANETI – Cultura geral e soletração para divulgar o PANETI entre estudantes.
    •⁠ ⁠Candengues PANETI – Personagens infantis que transmitem mensagens educativas via rádio novelas, banda desenhada e desenhos animados (Nzinga, Natu, Neti, Nzogi Mingo e Avó Chemba viagem por Angola e fazem alertas sobre o trabalho infantíl).
    •⁠ ⁠Padrinhos PANETI – Figuras públicas que apoiam e promovem o projecto (essencialmente antigos promotores e cantores infantis).
    •⁠ ⁠Plataformas de Comunicação PANETI: Portal e Redes Sociais para divulgação do trabalho infantil.
    O que esperamos das pessoas, famílias e instituições (o trabalho é de todos):
    •⁠ ⁠Que busquem permanentemente informações sobre o trabalho infantil;
    •⁠ ⁠Que entendam que o trabalho Infantil: É toda actividade realizada por crianças que possam prejudicar a sua saúde fisica, mental, social, bem como impede-as de ir a escola;
    •⁠ ⁠Que o Trabalho de Menores: É permitido entre 14 e 17 anos, com autorização dos pais/tutores e conclusão da escolaridade obrigatória;
    •⁠ ⁠Que a Constituição proíbe o trabalho infantil e protege os direitos da criança, fundamentando o PANETI;
    •⁠ ⁠Que o verdadeiro lugar de uma criança, primeiramente é na Escola, sendo dever do Estado oferecer este serviço. Além disto, a criança tem direito ao lazer, a cultura, e actividades recreativas;
    •⁠ ⁠Sempre que tiverem perante de situações de “Trabalho Infantil” devem ligar para o SOS CRIANÇA:
    o Número 15015
    ▪ Chamada Gratuita
    ▪ Confidencial
    ▪ Anónima

5.⁠ ⁠Como funciona o PANETI

  • •⁠ ⁠Despacho Presidencial n.º 168/21 – Criação da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil.
    Estrutura Operacional do PANETI
    •⁠ ⁠Comissão Multissectorial: 9 departamentos ministeriais definem estratégias (MAPTSS, MASFAMU, MED, MININT, MINPLAN, MINDCOM, MINJUSDH, MINAGRIP, MINTTICS).
    •⁠ ⁠GTAPETI – Grupo técnico que apoia a Comissão em termos da implementação das políticas e programas, bem como a sua monitorização;
    •⁠ ⁠Secretariado PANETI – Unidade operacional do GTAPETI;
    •⁠ ⁠Secretariados Locais – Unidades provinciais e municipais que implementam e monitorizam as acções nas províncias.

6.⁠ ⁠Objectivos das Canções PANETI

  • •⁠ ⁠Introdução do tema “Erradicação do Trabalho Infantil” nas canções infantis;
    •⁠ ⁠Sensibilizar a sociedade sobre a erradicação do traba- lho infantil;
    •⁠ ⁠Dar Voz a Criança angolana;
    •⁠ ⁠Promoção de valores de pertença nacional, educação,
    direitos da criança e lazer por via da canção infantil;
    •Tomadademedidaseficazeseintegradasquepromo- vam a aplicação prática dos direitos da criança como forma de prevenção e combate ao trabalho infantil;
    •⁠ ⁠Revitalização da canção infantil.

7.⁠ ⁠Quem são os Cantores PANETI

  • •⁠ ⁠Yasmin Ariela Santiago Jacinto
    •⁠ ⁠Weza Welwitschia Gaspar Nzadi
    •⁠ ⁠Samara Paulo Domingos
    •⁠ ⁠Rebeca Manuel Cunzingame
    •⁠ ⁠Daniel Nsambo Afonso Caculo
    •⁠ ⁠Elson Cardoso
    •⁠ ⁠Kezia Rosa Fortunato Guedes
    •⁠ ⁠Felisbela dos Santos de Lucas
    •⁠ ⁠Ariadne Maria
    •⁠ ⁠Maria Isabel de Carvalho António
    •⁠ ⁠Nerilson Kiami da Luz Gonçalves
    •⁠ ⁠Adelson Passos & Adameire Passos
    •⁠ ⁠Gabriela Lenercia
    •⁠ ⁠Leonardo Faustino
    •⁠ ⁠Ângelo Raúl
    •⁠ ⁠Coral infantil Conga (da Igreja Metodista do Cazenga)

8.⁠ ⁠Fale-nos das Canções Versões e Canções Inéditas

SINOPSES – LETRAS VERSÕES

  • •⁠ ⁠A Mangonha: A preguiça pode ser um grande obstáculo para a aprendizagem e o crescimento pessoal. A canção incentiva a superação da acomodação e a valorização do esforço e da dedicação.
    •⁠ ⁠A Criança é Como uma Flor: As crianças são frágeis e pre- ciosas como flores. Para que cresçam felizes e saudáveis, preci- sam de amor, cuidado e um ambiente de paz e harmonia.
    •⁠ ⁠Compadre: A música celebra a alegria e a descontração da dança e da amizade. Destaca a importância da partilha e da leveza nos relacionamentos.
    •⁠ ⁠Alegria com Todos: A felicidade e o espírito de união são fun- damentais para um futuro promissor. O estudo, a amizade e a alegria tornam a vida mais significativa.
    •⁠ ⁠Meu Mundo: A imaginação e os sonhos das crianças são fun- damentais para construir um futuro melhor. A felicidade se mul- tiplica quando compartilhada com os outros.
    •⁠ ⁠O Amigo: A verdadeira amizade não depende de interesses materiais. O verdadeiro amigo está presente em todos os mo- mentos, não apenas quando há benefícios a ganhar.
    •⁠ ⁠O Grilo e as Makas: Os conflitos e problemas surgem quando há excessos e descontrole. A história ensina que acções impen- sadas podem desencadear consequências negativas.
    •⁠ ⁠Bolinha no Pé: A brincadeira e o desporto são essenciais para o desenvolvimento infantil. A interacção e a aprendizagem atra- vés do jogo fortalecem laços e promovem bem-estar.
    •⁠ ⁠Curiosidades: A curiosidade é uma ferramenta poderosa para a aprendizagem e crescimento. Quando direccionada correta- mente, leva ao conhecimento e à sabedoria, tornando-nos mais atentos e preparados para o mundo ao nosso redor.
    •⁠ ⁠Menina Pensando: A música e a arte têm o poder de encan- tar e resistir às adversidades. Mesmo diante das dificuldades, a paixão pelo canto traz alegria e mantém viva a identidade e os sentimentos da cantora.
    •⁠ ⁠Mamborrô: Ser autêntico e feliz com quem se é pode trans- formar qualquer um em uma referência. A alegria e o carisma conquistam as pessoas, fazendo com que a presença de al- guém se torne marcante… assim era o José Machado.
    •⁠ ⁠Vamos Todos Juntos Brincar (Crianças Alegres): A infân- cia é um período de celebração, aprendizagem e união. O dia da criança é um momento de alegria e reflexão sobre a impor- tância da valorização e protecção dos mais novos.
    •⁠ ⁠Nasci Com Alguma Coisa Para Dizer: Todos têm algo a contribuir para a sociedade. O envolvimento e a participação activa no mundo são essenciais para o crescimento pessoal e colectivo, impulsionando a evolução da humanidade.
    •⁠ ⁠A Muringa Está Pesada Mamã: O peso das responsabilida- des pode impedir o desenvolvimento das crianças. A necessi- dade de equilibrar o trabalho e o estudo reflecte a luta por um futuro melhor e a importância da educação.
    •⁠ ⁠Arquiteto do Futuro: O futuro está nas mãos daqueles que sonham e trabalham para transformar o mundo. A paz, o pro- gresso e a construção de uma sociedade melhor dependem das novas gerações e de sua visão de mudança.
    •⁠ ⁠Serra da Leba: A beleza da natureza desperta emoções e ins- pira conexões com o meio ambiente. Viajar, descobrir novos lugares e valorizar as riquezas naturais são formas de compre- ender e preservar a vida ao nosso redor… a Serra da Leba é das belezas naturais mais lindas de Angola

9.⁠ ⁠Diferentes temáticas: Conteúdo versões

  1. ⁠Infância, Brincadeira e Desenvolvimento Infantil
    Bolinha no Pé – A importância do desporto e do brincar no desenvolvimento saudável da criança.
    Vamos Todos Juntos Brincar (Crianças Alegres) – Celebra a infância como tempo de união, aprendizagem e alegria.
    A Criança é Como uma Flor – As crianças, como flores, precisam de carinho, cuidado e um ambiente de paz.
  2. Educação, Curiosidade e Crescimento Pessoal
    A Mangonha – A preguiça como obstáculo para o aprendizado; importância da dedicação.
    Curiosidades – A curiosidade bem direcionada leva ao conhecimento e à sabedoria.
    A Muringa Está Pesada Mamã – Conflito entre responsabilidades e estudo; valorização da educação.
    Arquiteto do Futuro – Os jovens como construtores de um futuro melhor, através do sonho e do trabalho.
    Nasci Com Alguma Coisa Para Dizer – Cada pessoa tem algo valioso a contribuir para a sociedade.
  3. ⁠Emoções, Arte e Expressão Pessoal
    Meu Mundo – A imaginação e os sonhos infantis como base para um futuro melhor.
    Menina Pensando – A arte e o canto como formas de resistência, expressão e alegria em meio às dificuldades.
    Mamborrô – Valorização da autenticidade, carisma e alegria como marcas pessoais transformadoras.
  4. Amizade, Relações e Convivência Social
    Compadre – Celebra a amizade, a partilha e a leveza nas relações humanas.
    O Amigo – A verdadeira amizade independe de interesses materiais.
    Alegria com Todos – A união e a alegria como elementos essenciais para uma vida melhor em sociedade.
  5. Conflitos, Responsabilidade e Consequências
    O Grilo e as Makas – Mostra como atitudes impensadas e descontrole geram conflitos e problemas.
    A Muringa Está Pesada Mamã – A responsabilidade precoce pesa sobre as crianças, prejudicando seu crescimento.
  6. Cuidado com o Meio Ambiente e Valorização da Natureza
    Serra da Leba – Celebra a beleza natural de Angola e a importância de preservar o meio ambiente.

SINOPSES – LETRAS INÉDITAS

  • •⁠ ⁠Mestre Mudo: O livro é um mestre silencioso que ensina, guia e protege o futuro de quem aprende com ele.
    •⁠ ⁠Serei Agricultor: A importância da agricultura para um pla- neta sustentável e o papel do estudo na preparação para esse futuro.
    •⁠ ⁠Cuida Bem de Mim, Mamã: O direito das crianças à educa- ção, ao invés de trabalhar desde cedo.
    •⁠ ⁠Queremos Crescer com Carinho: O desejo das crianças por protecção, amor e um ambiente seguro para crescer.
    •⁠ ⁠Juntos de Mãos Dadas (Hino PANETI): A união contra o trabalho infantil e a luta pelos direitos das crianças.
    •⁠ ⁠Diga Não: A infância deve ser protegida, garantindo educação e desenvolvimento saudável.
    •⁠ ⁠Sou Criança Feliz: A felicidade das crianças está em brincar, estudar e serem bem cuidadas.
    •⁠ ⁠Plante Esta Árvore: A infância deve ser vivida com alegria e protecção, sem exploração.
    •⁠ ⁠As Crianças Vencerão: A esperança de um futuro melhor para as crianças, longe do trabalho precoce.
    •⁠ ⁠Crianças Não Trabalha Nem de Brincadeira: O direito das crianças à educação, preparando-as para um futuro digno.
    •⁠ ⁠Peso Pesado: O trabalho infantil impõe fardos desnecessários às crianças, que deveriam estar na escola ou a brincar.
    •⁠ ⁠Nossa Querida Angola: O compromisso com o país por meio do respeito, estudo e responsabilidade.
    •⁠ ⁠Reciclar: A importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente para o futuro do planeta.
    •⁠ ⁠Vida de Criança: A infância deve ser vivida com esperança, educação e protecção.
    •⁠ ⁠Nós Crescemos Rápidos: A valorização da infância e o alerta contra a pressa de crescer e trabalhar cedo.
    •⁠ ⁠Candengues PANETI: Uma chamada de atenção à consci- ência sobre os direitos das crianças e a luta contra o trabalho infantil.
    •⁠ ⁠Todas as músicas reforçam a importância da infância protegida, do direito à educação e da construção de um futuro melhor para as crianças.

10.⁠ ⁠As diferentes temáticas Canções Inéditas

  1. Direito à Educação e ao Estudo
    Mestre Mudo – O livro como guia silencioso que educa e prepara para o futuro.
    Cuida Bem de Mim, Mamã – Destaca o direito da criança à educação em vez do trabalho.
    Diga Não – Reforça que a infância deve ser protegida com acesso à educação.
    Crianças Não Trabalha Nem de Brincadeira – Defende o direito das crianças ao estudo para garantir um futuro digno.
    Peso Pesado – Critica o trabalho infantil que rouba o tempo de aprendizado e lazer das crianças.
    Vida de Criança – Valoriza a educação como base de uma infância feliz.
  2. ⁠Combate ao Trabalho Infantil
    Juntos de Mãos Dadas (Hino PANETI) – Clama pela união na luta contra o trabalho infantil.
    Candengues PANETI – Sensibiliza sobre os direitos infantis e denuncia o trabalho precoce.
    As Crianças Vencerão – Inspira esperança em um futuro sem exploração do trabalho infantil.
    Nós Crescemos Rápidos – Alerta contra a perda da infância devido ao trabalho precoce.
  3. Protecção, Amor e Bem-estar Infantil
    Queremos Crescer com Carinho – Expressa o desejo das crianças por amor e segurança.
    Sou Criança Feliz – Mostra a importância do cuidado e do carinho para uma infância saudável.
    Plante Esta Árvore – Defende uma infância cheia de alegria e proteção.
    Vida de Criança – Ressalta a importância de crescer com esperança e proteção.
  4. ⁠Sustentabilidade e Meio Ambiente
    Serei Agricultor – Valoriza a agricultura como pilar de um futuro sustentável.
    Reciclar – Incentiva práticas sustentáveis como a reciclagem para preservar o planeta.
  5. Cidadania e Amor pelo País
    Nossa Querida Angola – Estimula o respeito, a responsabilidade e o estudo como formas de contribuir para o país.
  6. Mensagem Geral (Síntese de Todos os Temas)
    Todas as músicas reforçam:
    A importância de uma infância protegida
    O direito à educação
    A construção de um futuro digno e sustentável para todas as crianças